sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Atitudes contra a opressão homofóbica

Idéias boas devem ser compartilhadas.

O site do Grupo LGBT GIAMA (Grupo Ipê Amarelo pela Livre Orientação Sexual) do Tocantins, uma lista de atitudes para serem tomadas frente à opressão homofóbica. O texto foi escrito pelo Luiz Mott do Grupo Gay da Bahia e está disponível na sua íntegra abaixo.

Atitudes contra a opressão homofóbicaGAY LGBT, NÃO LEVE DESAFORO PARA CASA!
Viver fora do armário implica também em não ser omisso e denunciar todo tipo de homofobia.

1] Sempre que ouvir algum homófobo falando mal ou chamando alguém de viado, responda, retruque, corrija! Se for professor em sala de aula, discuta e desconstrua inteligentemente os argumentos equivocados.

2] Se leu no jornal, internet, ou ouvi na rádio ou TV algum comentário ou mensagem homofóbica, mande uma mensagem curta protestando, exigindo retratação. Denuncie na SAFERNET os sites e blogs homofóbicos.

3] Se alguém contou alguma piada homofóbica, dê o troco, mostrando que se em vez de bicha ou sapata ou traveca fosse piada com negro ou judeu, seria considerado de mal gosto e poderia ser preso.

4] Se foi vítima ou testemunhou alguma manifestação homofóbica, não se cale nem abaixe a cabeça: chame o policial ou vá a delegacia mais próxima e registre Boletim do Ocorrência. Quem cala, consente!

5] Envie sempre aos grupos LGBT informação detalhada sobre qualquer homofobia que presenciou ou tiver notícia. Seja solidário, testemunhe e ajude outros gays a denunciar homofobia.

6] Exija da ONG de defesa LGBT mais próxima de você que denuncie no Ministério Público atos de homofobia veiculados na mídia ou em espaços abertos ao público em geral e cobre a prova da denúncia e o acompanhamento da mesma.

7] Contribua com a ONG que acabou de fazer denúncia a ajudar a instruir o processo com informações e provas pertinentes à mesma.

8] Denuncie nos sites de relacionamento LGBT a ONG que se recusar a fazer a denúncia ao Ministério Público para que assim toda a comunidade LGBT e o Movimento Homossexual Brasileiro saibam quais as ONGs verdadeiras e quais as fajutas.

Texto de Luiz Mott
Adaptação da Charge: Renilson Cruz
Fonte: GIAMA – Tocantins.

Compartilhem, espalhem... Isso deve correr o mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites