quarta-feira, 18 de julho de 2012

Causas do uso excessivo do salto alto

Oi gente, toda crossdresser como nós que se preze ama usar um salto alto. Aquele par de pernas equilibrados num salto alto causa comoção geral! Não há ninguém que resista à sensualidade deste caminhar. Mal sabem os admiradores e até mesmo a dona do andar invejado, que esse tal sapato pode ser prejudicial à saúde ortopédica de quem usa.

Causas do uso excessivo do salto alto
O uso constante de salto alto pode causar lesões sérias e irreversíveis aos pés, joelhos e coluna. Segundo o ortopedista especializado em cirurgia do pé do Hospital das Clínicas, Antônio Egydio de Carvalho Jr., os estragos vão desde a formação de simples calos, passando pelo desenvolvimento de dedos recolhidos (conhecidos como “dedos em garra”), criando joanetes, estreitamento dos nervos e chega à coluna em hiperlordose.

“Isso acontece porque o pé nasceu como um órgão perfeito para atividades de suporte e propulsão. Então ele é um órgão adaptado para proporcionar a marcha do indivíduo, mantê-lo estático e dinâmico. Se você modifica a postura do pé no solo você interfere nos padrões fisiológicos do andar”, explica Egydio. Segundo ele, o pé não foi feito para ser colocado no alto, porque a primeira fase da marcha é justamente o calcanhar. “Elevando essa parte do pé, você anula o padrão normal”, diz.

Se seu trabalho exige o uso do sapato o ideal é optar pelo estilo anabela, no qual a diferença de altura entre a parte posterior e a anterior do pé não seja maior do que quatro centímetros. “Assim, a mulher (crossdresser) pode se elevar com certo conforto e não atrapalha tanto o funcionamento do pé”, comenta o especialista. Outra opção são modelos chamados "meia pata", aqueles que têm uma plataforma na parte da frente, pois eles diminuem consideravelmente a inclinação.

Para o Egydio, o sapato ideal para o clima brasileiro são as sandálias, porque além de serem mais adequadas ao clima quente, as tiras fazem menos mal do que o sapato fechado e as tiras presas ao tornozelo geram mais equilíbrio ao andar.

Com a elevação do calcanhar pelo salto depois de um dia inteiro, a musculatura acaba se acostumando com o consequente encurtamento, o que pode levar a um problema chamado tendinose. Por isso, ao chegar em casa, faça exercícios de alongamento para relaxar os músculos e os tendões.

Causas do uso excessivo do salto alto
Um exemplo que o uso excessivo do salto alto pode causar

A funcionária pública, Marcia Dami, descobriu ter tendinose depois de passar um mês inteiro em casa, de férias. “Passei 30 anos da minha vida trabalhando em cima de um salto ato. Quando saí de férias por um longo período comecei a sentir dor nos pés, pois passava muito tempo de tênis”.

Ela conta que foi ao médico e descobriu que a dor era causada pelo encurtamento dos tendões que vão dos pés às pernas. “Meus pés se acostumaram tanto à posição do salto, que ficaram inclinados. Se eu fico descalça, de chinelos ou sapatilhas, eles doem”, diz.

Agora, Márcia passa por seções de fisioterapias, com exercícios de alongamentos, choques e ultrassom anti-inflamatório. “É um tratamento longo, mas agora eu uso salto apenas para eventos, de preferência de quatro centímetros”.

Salto alto é realmente um item de desejo e vaidade feminina. Mas o uso excessivo desse tipo de calçado pode ser prejudicial à saúde, então, alterne o uso dos sapatos altos por sapatilhas, rasteirinhas, slippers e sneakers, que não ficam nem um pouco atrás no quesito estilo. Então meninas, vamos cuidar da saúde sem perder o estilo!

Fonte: Marina Finco (Daqui Dali)
Causas do uso excessivo do salto alto

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites